"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo." (Paulo Freire)
terça-feira, 14 de julho de 2009
Migliaccio é homenageado no primeiro cineclube escolar
Pipoca, guaraná e cinema de graça. Na noite desta segunda (05.05), moradores de Rio Bonito se reuniram em frente ao Colégio Estadual Professor Dyrceu Rodrigues da Costa para assistir à primeira sessão do Espaço Flávio Migliaccio de Arte e Cultura. No programa, três filmes do homenageado e a produção feita pelos 52 alunos formados pela primeira turma do Projeto Oficine-se – parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e o Ponto Cine –, que estimula a criação de cineclubes escolares, principalmente nos municípios onde não existem salas de exibição.
Na abertura da festa, a diretora-adjunta, Maria Nazareth Mello, disse que a inauguração do cineclube foi um presente dado pela Secretaria de Educação num reconhecimento aos projetos realizados naquela unidade escolar. O colégio, que atende a 900 alunos nos três turnos, é uma das 11 escolas estaduais do município e vem se destacando pela história de superação.
Representando a SEEDUC, Edwiges Ferreira parabenizou a criação do novo espaço e destacou a importância das atividades culturais como ferramenta pedagógica.
- Para se fazer uma coisa, basta imaginar. Vocês já fizeram. Acreditem que isso é aula, cultura, conhecimento. Essa noite não será esquecida – afirmou emocionada.
Emoção também não faltou na fala de Flávio Migliaccio. O ator, que adotou a cidade há mais de 30 anos e é Amigo da Escola, lembrou que Rio Bonito, com 47 mil habitantes, não possuía sala de exibição. Para ele, o cineclube vai servir a toda comunidade, possibilitando aprendizado e reflexão.
- Parabéns ao Governo do Estado que nos deu tudo isso – frisou, adiantando que já pensa em propor ao colégio oficinas de produção e a realização de festivais com participação de outras escolas do município. (Leia entrevista)
Coube à professora de Artes, Renata Mansour, uma das coordenadoras do cineclube, o anúncio da primeira parceria do Espaço Flávio Migliaccio de Arte e Cultura com a iniciativa privada local. A empresa Infoworld vai realizar oficinas de animação e roteiro abertas a toda comunidade.
Depois dos informes, a platéia pôde assistir à exibição dos filmes com a apresentação de Dyrce, mascote e mestre de cerimônias virtual, que mostrou um pouco do colégio e as marcas dos mais de 30 apoiadores do cineclube.
A sala terá capacidade para 50 lugares e uma programação de filmes para crianças e adultos. No domingo (11/05), às 19h, será exibido o filme “As Aventuras do Tio Maneco”. Outros quatro cineclubes escolares serão inaugurados ainda este mês nas cidades de Rio das Flores, Magé, Teresópolis e Sumidouro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário